top of page

 

 

 

 

 

 

 

 

​           

 

 

            Há muito tempo, o porteiro era o primeiro a se levantar para destrancar todas as portas e portões da propriedade.
Gradualmente, suas tarefas foram se desmembrando e quando o proprietário desejava saber sobre o que estava acontecendo nos seus domínios, ele sempre perguntava ao porteiro. Afinal, o porteiro sabia sobre tudo e todos que estavam saindo e chegando na propriedade. Ele sabia quem havia chegado com quem, quando e porque e quem havia saído com quem, quando e por que. Torna-se desnecessário dizer que a posição do porteiro envolvia vários aspectos do fluxo de informações dentro da propriedade fazendo com que o porteiro virasse uma posição de destaque dentro dos negócios para os donos, empregados e visitantes. Hoje em dia, a posição do porteiro ainda é usada como fonte de informação, apesar de hoje não precisarem mais trancar e abrir a propriedade como faziam antigamente.


Agora eles são conhecidos como concierges, eles podem trabalhar em prédios públicos, em companhias aéreas, em hotéis ou mais recentemente, como benefícios de cartão de crédito. O trabalho deles é aconselhar e orientar com atenção todas as possibilidades dentro da propriedade a qual está sob sua responsabilidade.


A palavra concierge é por definição não muito bem explicada. Uma das fontes afirma que a palavra vem da expressão latina 'con servus', significando escravo camarada, outra derivação seria 'con serviens', que significa servir.
Aparentemente, os franceses tomaram alguma coisa destas palavras latinas, fazendo a nova "conciergerie". Outra famosa fonte diz que no século XII foi dado a um funcionário de um castelo o título de "Comte des Cierges" ou Conde das Velas, sendo que mais tarde o mesmo título foi utilizado para vários funcionários de casas baronais e reais.


Século XX, a moderna indústria das viagens. Os hóspedes dependiam dos funcionários do hotel para assistência turística e outros serviços durante suas estadas, devido à isso, hotéis por toda a Europa começaram a criar cargos de concierge para cuidar de seus hóspedes. Em 1929, a Fundação do Les Clefs d'Or, fundada por Ferdinand Gillet.


À partir da década de 70, o cargo de Concierge emergiu nos Estados Unidos, apesar de chefes de mensageiros e funcionários da recepção já desempenharem as mesmas funções há muitos anos. Em alguns hotéis, terminais com telas de toque complementaram ou até mesmo substituíram o serviço de Concierge. Esses terminais fornecem informações sobre restaurantes, compras, passeios turísticos pela cidade e serviços. E finalmente houve a terceirização do Serviço.


Hoje em dia, com o mercado de luxo, o serviço de concierge é o grande diferencial entre um estabelecimento e outro de mesma categoria. Como na Idade Média, os concierges ainda são os que portam as chaves, mas hoje portam as chaves de acesso ao entretenimento, conforto e exclusividade.

Mas… o que exatamente é um concierge?

O concierge costuma ser descrito como um facilitador de sonhos. Por mais complicadas ou difíceis que sejam as tarefas, ele fará de tudo (desde que seja legal e moral) para atingir a satisfação de seus clientes.

Os serviços de concierge abrangem uma variedade enorme de itens. Muitos desses serviços começaram como diferenciais simpáticos de hotéis altamente luxuosos, mas hoje em dia se estendem a outras áreas. A motivação principal do concierge é o desejo genuíno de servir cada vez melhor aqueles que procuram seus serviços.

A Origem do Concierge 

A CONCEPT CONCIERGE & LIFESTYLE LUXO.png
les chefs .jpeg
Concierge Hotel
Grupo A Concept & Lifestyle
 
Homecare
 
Eventos de Incentivos 
 
Saúde
 
Viagens
 

Rua Santa Clara , 212 Conj. 904

Copacabana - Rio de Janeiro​ 22041-012

 

TEL: ‪+55 21 98900‑5236‬

Avenida Gomes Freire 315 conjunto 407 A

Centro - Rio de Janeiro - 20231-012

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Instagram
  • Facebook

© 2023 por ACONCEPT Concierge & Lifestyle

bottom of page